ATPS Extens O A Comunidade
Pedagogia
Projeto de Extensão da Comunidade
Cynthia Vidigal Silva
Gabriela Fernandes Pereira
Layanni Rosa Gonçalves
Paula Carvalho
Kassia Ap. Martins do Anjos
R.A 389431
R.A 382785
R.A 391086
R.A 377664
R.A 389513
Ação Pedagógica Envolvendo Alunos, Professores e
Comunidade
Profª. Mariciane Moraes Nunes
Ceres-Go
Introdução
O objetivo deste trabalho foi fazer uma descrição da situação escolas e das comunidades do seu entorno, num momento determinado, e relacioná-las com alguns de seus problemas e suas causas, tentando mostrar a importância da relação escola-comunidade para ambas as partes e analisar se uma relação positiva ou negativa tem influência sobre os problemas locais.
Relação Escola e Comunidade
Quando a comunidade e a escola estabelecem uma relação permanente é possível agregar conhecimentos abrindo um leque de possibilidades, de forma que somente a escola ou a comunidade, por si só, não poderia agrupar. Ao trazer o cotidiano do indivíduo para a sala de aula, é possível discutir mais facilmente não só questões sociológicas e filosóficas, bem como uma série de outros fatores que ao receberem determinado tratamento, facilitam a identificação das reais necessidades interesses do aluno, permitindo que ele primeiro conheça a si mesmo, descubra do que ele gosta e a partir dai transforme isso em competência e a competência em habilidades.
Para a melhoria do desempenho escolar de alunos e professores que se torna fundamental organizar, em cada estabelecimento de ensino, um Serviço de Intercâmbio Escola-Comunidade, com representantes da escola (professores, alunos, funcionários) e da comunidade (pais, associação de moradores, organizações sociais etc.).
A primeira tarefa desse serviço seria organizar um banco de dados com o maior número possível de informações (de diversas naturezas) sobre a comunidade, abrangendo:
Condições materiais: situação das ruas, iluminação pública, saneamento básico, moradia, alimentação,
trabalho,