Calandra 2 feito
No início do mês de Setembro deste ano de 2014 fora passado aos alunos do terceiro módulo do curso Técnico em Eletromecânica um projeto final para a conclusão do curso, que findar-se-á ao final do mês de Outubro do mesmo ano. Para a realização do trabalho, a turma se dividira em grupos que, de maneira autônoma, mas sob a supervisão do professor responsável pela disciplina Desenvolvimento de Projetos, escolhera qual seria seu próprio projeto, ficando assim este grupo responsável pela produção de uma Calandra de barras, um equipamento utilizado para dar ângulos e curvas em barras cilíndricas e planas para utilização na montagem de estruturas de peças e equipamentos diversos. Com tal finalidade, foram utilizadas muitas ferramentas estudadas nas aulas da disciplina supracitada, bem como foram também aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Ao longo do período de 25 (vinte e cinco) dias, muitas atividades foram planejadas e executadas, com ou sem sucesso, como descreve mais detalhadamente o trabalho a seguir.
Palavras-chave: Técnico em Eletromecânica; Trabalho; Desenvolvimento de Projetos; Calandra de barras; Disciplina; Conhecimento.
1. Introdução e Objetivo
O presente trabalho tem por objetivo principal a apresentação de um modelo de ferramenta muito útil em oficinas mecânicas por sua possibilidade de trabalho em peças com ângulos e peças curvilíneas, além de sua ampla utilidade quando em reparos domésticos e/ou no auxílio em pequenos serviços de reparo e manutenção de peças, máquinas e componentes nos campos da mecânica, elétrica, hidráulica, construção civil e outros.
A Calandra de barras e tubos é capaz de dar curvaturas e ângulos de até 360° a barras chatas e tubos em alumínio e ferro, de acordo com a necessidade no trabalho, obedecendo à regulamentação estabelecida pela NBR 11755 de 1979.
O processo de fabricação da Calandra de barras segue técnicas predominantemente mecânicas embora, como citado no primeiro