ATPS ETAPA I CUIDAR IV
Estefany Cristi Pasqual | RA 6814014560
Sabrina de Almeida Rodrigues | RA 6814016128
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ETAPA 1)
Aula-tema: Atuação do profissional Enfermeiro.
Introdução à Sistematização
Prof. Fernando Covos
Disciplina de Processo de Cuidar IV
Curso de Graduação em Enfermagem –4ª e 5ª série
Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Sorocaba
2015
Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE
A SAE é a sistematização da assistência da enfermagem, é uma metodologia cientifica em que o profissional enfermeiro dispõe para elaborar e planejar os cuidados assistenciais através de seus conhecimentos técnicos, cientificos e humanos. Para cada caso existe uma forma adequada, visada para que o cuidar obtenha foco de promoção da saúde.
A implantação do SAE é fundamental para assegurar aos enfermos uma qualidade assistencial desejável, deixando em evidência a competência profissional de toda a equipe, de forma que os mesmos sintam-se competentes com autonomia e satisfação profissional.
A resolução 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) é a resolução que trata do SAE, a mesma recomenda e faz apologia do uso do método de modo pautado e com grande estrutura.
Os enfermeiros têm cada vez mais adquiridos a PE (processo de enfermagem), aplicando a SAE de forma a integralizar o paciente, a família e a sociedade. Mas para que se possa promover uma melhora na qualidade de assistência dos cuidados prestados. Além disso, há registros que confirmam que a aplicação do SAE torna o PE mais adequado de forma que o vinculo enfermeiro e paciente melhore, melhorando assim o atendimento e toda a assistência.
Na década de 1980, mais precisamente em 1986 o Decreto-Lei 94406/87 regulamentou o exercício do profissional da enfermagem no país, definindo toda a atividade a ser desempenhada pelo profissional da enfermagem, como a elaboração da prescrição de enfermagem, como a elaboração da prescrição de enfermagem, com uma