ATPS Etapa 4 TEC
O objetivo do artigo é um estudo sobre a percepção do significado da Ética, e da presença da mesma nas Negociações. Partindo do pressuposto que a Ética representa um conjunto de crenças, valores e formas de relacionamentos que traz consigo seu significado e o reconhecimento de que as negociações que sejam internas ou externas, passam pelas relações interpessoal e intrapessoal daqueles que fazem parte de uma empresa. Assim sendo as negociações imperceptíveis por vezes, estão presentes na vida em geral, que portanto são rotineiras e cotidianas, sendo imprescindível levar-se em conta a ética nas decisões que para serem justas devem observar o bem comum na tomada de decisão.
Negociação e Ética
‘‘Ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes a conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade seja de modo absoluto’’ (FERREIRA, 1986:733)
DAFT (1991) define Ética com ‘um código de princípios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo, com respeito ao que é certo ou errado. Assim, vê-se que a Ética estabelece padrões sobre o que é bom ou mau na conduta e na tomada de decisões, quer seja no plano pessoa, quer sob o ponto de vista organizacional A ética é uma questão importante nas negociações. Como a negociação normalmente é parte de um processo competitivo, no qual as partes estão lutando por recursos escassos e para conseguirem o melhor acordo possível, elas frequentemente podem estar despostas a se mover, de um comportamento honesto, para um tipo de comportamento que se pode considerar como desonesto, dependendo, evidentemente, do ponto de vista de quem o avalia.A negociação é um processo em que não se espera que haja uma honestidade completa do oponente se for completamente honesto, perde-se a posição negociando, e se for completamente desonesto, não há nenhuma base para uma negociação eficaz. Assim deve-se encontrar um equilíbrio