ATPS Literatura Correta
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LITERATURA INFANTIL
4º Semestre – Pedagogia
Professora Tutora: Debora Pansarelli
Ana Paula de Lucena RA: 7090572882
Daniela Feitosa RA: 67.513.561-41
Fabiana Parizotto RA: 69.464.602-72
Patrícia C. de Sousa RA: 69.184.168-73
SANTO ANDRÉ - SP
Maio - 2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, tornar o ensino da Literatura Infantil mais significativo e reflexivo dos processos criativos. Irá proporcionar também analisar e conhecer algumas histórias infantis, aguçando ainda mais a vontade de transmitir para as crianças o que há de melhor nelas, a importância de cada história, com o intuito de estimular o gosto pela leitura e fazer com a imaginação aflore.
Incentivar o habito da leitura é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, a emoção, os sentimentos de forma prazerosa e com significação. Por isso, reconhecer a importância da leitura infantil tornou-se um processo muito importante e eficaz na formação do indivíduo crítico e atuante na sua sociedade.
Desta forma, este estudo proporcionará uma reflexão sobre o ato de ler e do cuidado, para que possa existir a valorização dos livros.
Portanto, para realizar este trabalho, utilizamos as pesquisas bibliográficas, fundamentada na reflexão da leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de principais autores e obras referentes a este tema.
A LITERATURA INFANTIL E SEUS CAMINHOS
A literatura infantil representava registros feitos de geração a geração. Tinham como foco evidenciar os modos de agir e de
pensar
do
mundo
em
cada
época,
ou
seja,
a
sua
realidade
social
do
momento.
As histórias infantis baseavam-se na simples concepção de que as crianças eram basicamente “adultos em miniatura” e
tinham
por
finalidade
a
aproximação
delas
aos
valores
importantes
dos
adultos.
Estudos afirmam que essa concepção era equivocada, e que a criança era um ser diferente dos adultos