MOVIMENTOS PARTICIPATIVOS
A participação é a melhor forma de se soluciona os problemas de nossa sociedade tornando assim democrática em vários pontos de vista.
Na história da construção do Brasil enquanto nação, encontramos várias formas de participação da sociedade. Seja em busca de interesses particulares de um grupo, seja por interesses gerais da população, verifica-se a contribuição dos movimentos sociais no desenvolvimento político e emancipatório.
A minha escolha de dez movimentos participativos brasileiros, segue em ordem cronológica e não de importância, considerando que todos os movimentos têm sua contribuição e importância dentro de seus objetivos.
Segue desta forma, o nome do movimento, um breve histórico do momento em que este ocorria, os participantes e sua construção histórica.
2. PRINCIPAIS MOVIMENTOS PARTICIPATIVOS BRASILEIROS
2.1 Inconfidência Mineira (1789)
A idéia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Sobre a questão da escravidão, o grupo não possuía uma posição definida. Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o Brasil.
Os principais sujeitos desse movimento foram: A elite mineira, poetas, padres.
Como construção histórica do movimento podemos dizer que a Inconfidência Mineira transformou-se em símbolo máximo de resistência para os mineiros
2.2 Independência do Brasil (1822)
As Cortes de Lisboa promulgaram uma série de decretos anulando os poderes regenciais de dom Pedro. Quando ficou evidente que as Cortes tinham por objetivo recolonizar o Brasil, começou a se formar uma ampla aliança anticolonialista, integrada por diversas forças sociais que compunham a sociedade brasileira daquele período. Mas as lideranças desses grupos divergiam profundamente sobre os rumos do movimento de independência.
Os principais sujeitos desse movimento foram: Bachareis, letrados, padres, jornalistas, funcionários públicos e militares.
Como construção