ATPS Etapa 2
Introdução
O conceito de processo é a base para a implementação de um sistema multiprogramavel. O processo é responsável pela execução dos comandos e instruções de um programa ou aplicações. A gerencia de processos é uma das principais funções de um sistema operacional, possibilitando aos programas alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações e sincronizar execuções utilizando o uso do processador memoria principal e dispositivo de E/S.
Estrutura do processo
O processador é projetado para executar instruções a partir do ciclo de busca de execução. Nociclo o processador busca a instrução na a memoria principal armazena-a no registrador de instruções decodifica seus bits e realiza a execução. Um processo pode ser entendido inicialmente como um programa em execução. Para que a concorrência entre programas ocorra sem problemas, é necessário que todas as informações do programa interrompido sejam guardadas para que, quando este voltar a ser executado não lhe falte nenhuma informação necessária à continuação do processamento. O conceito de processo pode ser definido como sendo o conjunto necessário de informações para que o sistema operacional implemente a concorrência de programas.
A troca de um processo por outro no processador, comandada pelo sistema operacional é denominado mudança de contexto, funciona da seguinte forma o processador executa as instruções em um programa, o sistema operacional decide interromper e salva o conteúdo nos registradores e inicia um novo programa. Em um instante o sistema operacional decide interromper esse novo programa salva seu conteúdo nos registradores e inicia novamente o primeiro programa executado como se a execução na tivesse sido interrompida.
Um processo é formado por três partes, conhecido como contexto de harware, contexto de software e espaço de endereçamento.
Contexto de Hardware
O contexto de hardware
Armazena o conteúdo dos registradores gerias na CPU, além dos registradores de uso especifico. Quando