atps etapa 1
É a observação do desempenho visual do aluno em todas as atividades diárias, desde como se orienta e locomove-se no espaço, alimenta-se, brinca, até como usa a visão para a realização de tarefas escolares ou práticas.
Avaliação Funcional da Visão revela dados qualitativos de observação informal sobre:
- O nível de desenvolvimento visual do aluno;
- O uso funcional da visão residual para atividades educacionais, de vida diária, orientação e mobilidade;
- A necessidade de adaptação à luz e aos contrastes.
Desempenho visual na escola
O professor deve está atendo ao aluno com baixa visão é preciso estimular a utilização do potencial de visão do aluno, superando as dificuldades e conflitos.
Adaptações que favorecem as condições de participação do aluno com Baixa Visão facilita o aprendizado, como o posicionamento em sala de aula, e adaptação de materiais.
Recursos Ópticos e Não Ópticos
Recursos Ópticos:
São recursos para baixa visão que utilizam lentes ou combinação de lentes para uma magnífica (ampliar) as imagens sobre a retina. Estes recursos “fazem de conta” que as letras ficam maiores, facilitando assim a sua visualização. Não devem ser confundidos com óculos comuns.
Há, basicamente, cinco tipos de recursos ópticos: Óculos com lentes de alto grau; Lupas de mão; Lupas com apoio; Telescópios; CCTV (closed circuit TV). Nenhum recurso óptico pode ser usado para andar, se locomover de um lugar para o outro. Eles são próprios para atividades específicas,como ler, escrever, fazer trabalhos manuais, etc...
Recursos Não Ópticos:
São recursos que não utilizam lentes, incluindo todos os materiais que podem auxiliar as pessoas com baixa visão a utilizarem da melhor forma a sua visão. Por exemplo, livros falados ou com letras grandes, revistas e jornais impressos com tipos maiores, baralhos com figuras e números grandes e cores fortes
Questão:
O que são recursos ópticos e não ópticos?