Atps etapa 1
ADMINISTRAÇÃO – ADM 4
ESTATÍSTICA
ANDERSON APARECIDO SANTOS – RA: 0000022960
ERIKA CASSIA SILVA SANTOS – RA: 0000021727
LEOMAR VERÇOSA FERREIRA – RA:0000022896
MARCOS NASCIMENTO SILVA – RA: 0000022826
REGINA CECISO SOARES – RA: 0000022892
TAMARA GOMES DE SOUZA SANTOS – RA: 0000022944
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
UMA VISÃO GERAL DA ESTATÍSTICA
PROF. WILLIAN DOS ANJOS SILVA
GUARULHOS
2012
RESUMO DO PASSO 1
Introdução e Conceitos Iniciais do resumo da PLT 136
Quando falamos de estatística é comum pensar isso se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas econômicas ou esportivas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc., ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais. A estatística não se limita apenas a compilar tabelas de dados e os ilustrar com gráficos.
Na Antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas de riquezas, cobravam impostos e faziam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, denominaríamos de estatística.
Na Idade Média colhiam-se informações geralmente com finalidades tributárias ou bélicas. Com o passar do tempo, as tabelas tornaram-se mais completas, surgiram os gráficos e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de partes desse todo.
Atualmente vivemos rodeados por uma quantidade de informações tão grande que não podemos deixar de pensar o quanto a Estatística nos é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões.
A estatística utiliza-se dados para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelarem a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a