ATPS ETAPA 1 E 2 FINALIZADO
Passo 1
Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com ∆t →0. Comparar a formula aplicada na física com a formula usada em calculo e explicar o significado da função v (velocidade instantânea), a partir da função do s (espaço), utilizado o conceito da derivada que você aprendeu em calculo, mostrando que a função velocidade é a derivada da função do espaço.
Dar um exemplo mostrando a função velocidade como derivada da função do espaço utilizando no seu exemplo a aceleração como sendo a somatória do ultimo algarismo que compõe o RA dos alunos integrantes do grupo.
Derivada da função espaço:
S = So +Vo.t +a.t² 2
ds = 0 + Vo + 2at 1º derivada dt 2
V = Vo + a.t 2º derivada
Somando os últimos números do Ra temos: 1+7+6+1+5+0 = 20
S = 20t² S = 10t² V = S’ = 20t V = 20t 2
Conclusão: O conceito de velocidade instantânea está associado a um instante de tempo, a velocidade instantânea será encontrada quando se considera um intervalo de tempo (∆t) infinitamente pequeno, ou seja, quando o intervalo de tempo tende a zero (∆t→0). A ideia fundamental é que a velocidade é a primeira derivada em relação ao tempo da função posição s (t). Na formula aplicada na física e calculo, a velocidade em qualquer instante de tempo é obtida através da velocidade média, reduzindo-a até tender a zero V varia conforme diminui o valor de S, desta forma se o valor de S diminui, consequente o valor de T também. Então podemos afirmar que a velocidade é a derivada da função espaço.
Passo 2
Montar uma tabela usando seu exemplo acima, com os cálculos e plote num gráfico as funções S(m) x t(s) para e V(m/s) x (t(s) para um intervalo entre 0 a 5s, diga que tipo de função você tem e calcular variação de velocidade para o intervalo dado
s(m) t(s) 0
0
10
1
40
2
90
3
160
4
250
5
v(m/s) t(s) 0
0
20
1
40
2
60
3
80
4
100
5
Calcular a área