Atps estrutura
1.1 – Análise vertical e horizontal para as empresas
A Análise de Balanços é primordial para a empresa, pois através delas podemos obter informações/dados que podem ser relevantes em uma tomada de decisão, possibilitando que a empresa reconheça a capacidade de captação de recursos, onde o objetivo é a avaliação, capacidade de amortização; apuração da situação financeira, apuração da situação patrimonial, avaliação da rentabilidade do capital investido.
Entende-se por esta análise a comparação de valores em determinado período, com aqueles levantados em períodos anteriores onde podemos ver as variações de contas e, assim, elaborar estudos mais detalhados sobre essas anormalidades.
1.2 – Análise vertical
Seu objetivo é mostrar cada conta em relação à demonstração financeira, comparando com anos anteriores, apresentando percentuais de cada conta e grupo de conta. É a informação entre os diferentes níveis de liquidez dos ativos e passivos.
Para esta análise, se calcula o percentual de cada conta em relação a um valor base, como por exemplo, na análise vertical do balanço, calculando o percentual de cada conta em ralação ao total do ativo. Na análise vertical, os valores não sofrem ação da inflação, pois utiliza contas de uma mesma demonstração financeira.
1.2.1 – Análise Vertical - DRE
1.2.2 – Análise Vertical – Balanço Patrimonial
1.3 - Análise horizontal
Nesta análise, é necessário que se estabeleça uma data-base, para que cada conta seja verificada em uma serie de demonstrações financeiras em relação à demonstração anterior, nos permitindo analisar e avaliar as mudanças da empresa.
É nesta análise que verificamos o crescimento nominal dos valores em cada subgrupo das contas do ativo e passivo.
1.3.1 – Análise Horizontal – DRE
1.3.2 – Análise Horizontal – Balanço Patrimonial
1.3.3 Análise das possíveis