Atps - estrutura e organização da educação
Não dá para criar uma situação de ensino-aprendizagem se não houver o interesse do educador em saber as características que cada turma necessita para entender e assim aprender. Ao longo do ano, essas características vão ficando evidentes, e se torna mais fácil a prática do ensino, porém se o professor não voltar sua atenção para esse ponto, certamente terá problemas desde indisciplina até a falha no aprendizado do aluno.
É necessário ao educador saber estabelecer limites e valorizar a disciplina, e para isso é preciso uma autoridade sem agressividade, ou seja, impor respeito sem autoritarismo.
O que os alunos aprendem e da maneira que os alunos aprendem influenciará no seu aprendizado nos anos seguintes, pois seu desempenho depende do conhecimento que têm e a aceitação a maneira que isso lhes é passado. É importante verificar o que o aluno já sabe e como consegue aprender, levando em consideração suas condições e sua cultura, valorizando assim a educação e o aluno.
Situação em sala de aula:
Pedro acaba de entrar no 6º ano, veio da turma da professora Maria; ela que é muito doce e calma, se empenha ao máximo para ensinar cada aluno individualmente. Todos dizem que a sala da Maria é muito indisciplinada, porém ela trata cada aluno como especial, manda atividades para casa todos os dias e acompanha o desenvolvimento de cada aluno junto com seus pais a quem, frequentemente, pede o comparecimento na escola.
Pedro está acostumado com Maria, embora indisciplinado, Pedro gosta da atenção que Maria dá a ele, faz os exercícios com certa dificuldade e só entende a matéria porque tem a constante companhia da professora Maria ao seu lado durante os exercícios, mas agora Pedro entrou no 2º ciclo do fundamental e acaba de receber diversos professores: Julia de português, Alfredo de matemática, Ricardo de história, entre outros professores. Pedro se sente deslocado, tem muita