ATPS escola da infância
Faculdade de Educação de Pirassununga
PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
4º SEMESTRE
ATPS – Escola da Infância
PROFESSORA CLÁUDIA SERRA
PIRASSUNUNGA – 2014
A seguir nas primeiras etapas veremos fotos e relatos da “escola da infância” no decorrer do tempo. Como era a escola de crianças que não foram nossas, e refletirmos de como é ou como podemos melhorar para as que serão.
Linha do tempo
Marlene- 1973 Éder Diogo – 1997
1973 – Marlene da Silva Gonçalves
É possível concluir que o número de meninas é visivelmente elevado, sendo 14 meninos e 22 meninas, uma parte delas estão sentadas, as outras estão logo atrás e após estão os meninos, vemos que todos estão enfileirados e uniformizados, com exceção de alguns que estão agasalhados.
A Professora se mantém com postura séria ao lado dos alunos, já na crianças é possível identificar algumas expressões de risos.
Marlene da Silva Gonçalves relata que usavam uniformes padrão e que as avaliações eram feitas de forma escrita e oral e que se acaso fossem pegos “colando” a prova era retirada imediatamente e rasgada, o aluno era encaminhado para diretoria e punido. Já a prova oral, não se podia rir, conta que uma vez foi repreendia pelo mesmo, e que a punição era a régua palmatória, depois de levar a primeira reguada, segurou para que não levasse a segunda, falando para a professora que se lhe desse outra lhe daria uma também, sendo encaminhada para Diretoria e punida pela Mãe, por ter desacatado a Professora.
Entretanto lembra-se que a professora elogiava quando correto, - Muito bem! Parabéns.
E uma de suas memórias é quando a Educadora separava a classe em dois grupos A e B e fazia uma “gincana” onde as próprias crianças faziam as perguntas para o Grupo adversário, quando não, falavam um palavra, e tinham que canta uma música