Atps eletricidade e eletrônica
A corrente elétrica: corrente eléctrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo elétrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta superposto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres.
Raios são exemplos de corrente elétrica, bem como o vento solar, porém a mais conhecida, provavelmente, é a do fluxo de elétrons através de um condutor elétrico, geralmente metálico.
A intensidade da corrente elétrica é definida como a razão entre o módulo da quantidade de carga ΔQ que atravessa certa secção transversal (corte feito ao longo da menor dimensão de um corpo) do condutor em um intervalo de tempo Δt.
[pic] A unidade padrão no SI para medida de intensidade de corrente é o ampère (A). A corrente elétrica é também chamada informalmente deamperagem. Embora seja um termo válido na linguagem coloquial, a maioria dos engenheiros eletricistas repudiam o seu uso por confundir agrandeza física (corrente eléctrica) com a unidade que a medirá (ampère).
diferença de potencial
Quando um corpo fica eletrizado é porque captou ou cedeu elétrons. Se captou elétrons, ficou carregado negativamente e se, pelo contrário, perdeu elétrons, ficou carregado positivamente. Diz-se, então, que cada um desses corpos se encontra a um dado potencial elétrico.
Assim, se tivermos dois corpos que não estejam igualmente carregados, dizemos que entre eles existe uma dada diferença de potencial (d.d.p.). Como consequência, se ligarmos esses dois corpos através de um fio de material bom condutor haverá uma corrente elétrica no sentido do corpo que possui mais elétrons (potencial negativo) para o que possui menos (potencial positivo). Essa corrente só existirá enquanto houver diferença de potencial entre