ATPS eletricidade e eletrônica etapas 1 e 2
Passo 1
Fundamentos da Eletrostática (Resumo)
Eletrostática: Estudo do comportamento das cargas elétricas em repouso.
Podem ocorrer três tipos de eletrização: Contato, atrito e indução.
Contato: Na eletrização por contato, um corpo carregado eletricamente é colocado em contato com um corpo neutro. Assim, lentamente ocorre o compartilhamento de elétrons até que se estabeleça o equilíbrio.
Atrito : A eletrização por atrito consiste na fricção de dois objetos. Inicialmente neutros, formados por substâncias diferentes.
Indução : Assim como na eletrização por contato, há a necessidade que pelo menos um corpo esteja eletrizado. Diferentemente da eletrização por contato, o corpo eletrizado (indutor) é somente aproximado do corpo neutro (induzido).
Condutores : Os condutores são as substâncias nas quais os elétrons se locomovem com facilidade por estarem fracamente ligados aos átomos. Ex: Fios e águas.
Isolantes : Os isolantes são materiais que possuem os elétrons ligados fortemente ao átomo, o que dificulta sua livre movimentação. São materiais que não transmitem a energia elétrica com facilidade ou nem transmitem. Ex: Borracha e vidro.
Eletricidade : A palavra eletricidade vem do estudo de fenômenos ligados a uma partícula da estrutura do átomo chamado elétron.
Átomo : O átomo possui duas regiões distintas: Núcleo e eletrosfera (região ao redor do núcleo). São muitas as partículas que compõem um átomo, porém apenas três delas interessam, que são: Prótons, nêutrons e elétrons.
Coulomb : No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida de carga elétrica é o Coulomb (C).
Cargas elétricas:
Do mesmo sinal se repelem e de sinais contrários se atraem.
A quantidade de carga elétrica de um corpo é dada por: Q=ne
Q= Carga elétrica n= Número de elétrons e= Carga do elétron
Passo 2
1 – De que se constituem as cargas elétricas?
Se constituem em dois tipos de carga, a positiva e a negativa.
2 – Sobre o que se trata a lei de Coulomb?