Plano financeiro
O plano financeiro cuida do investimento total, dos investimentos fixos e do investimento financeiro, trata do ponto de equilíbrio e da lucratividade.
Investimentos fixos
O investimento fixo corresponde a todos os bens que são comprados para que o negócio possa funcionar de maneira apropriada, como os equipamentos, as máquinas, os móveis, os utensílios, as ferramentas e os veículos a serem adquiri-Plano de negócios: planejando o seu negócio dos, explicitando as quantidades necessárias, os valores de cada item, bem como o total a ser desembolsado.
Investimentos financeiros
Os investimentos financeiros são aqueles destinados à formação de capital de giro para o negócio. O capital de giro é o valor de recursos em dinheiro necessário para o funcionamento normal da organização, compreendendo a compra de matérias-primas ou mercadorias, financiamento das vendas, pagamento de salá- rios e demais despesas.
Estoque inicial
O estoque inicial é composto por todos os materiais necessários para a produção e a distribuição dos produtos, como por exemplo, a matéria-prima, as embalagens, as etiquetas e as caixas de transporte.
As quantidades necessárias devem levar em consideração a capacidade de produção da empresa, o tamanho do mercado consumidor e o potencial de vendas da empresa.
Capital de giro
A reserva de caixa, ou capital de giro, é um valor em dinheiro que toda empresa precisa ter disponível para cobrir os custos até que as contas a receber comecem a entrar no caixa.
Investimentos pré-operacionais
Estão incluídos aqui todos os gastos realizados antes que o negócio abra as portas e comece a faturar. Podem ser considerados investimentos pré- operacionais: despesas com reforma do imóvel e as taxas de registro da empresa.
Investimento total
Uma vez feita a estimativa dos valores para os investimentos fixos, financeiros e pré-operacionais, pode-se obter o total a ser investido no negócio. Nessa etapa, você irá determinar