ATPS EJA
EJA como modalidade de educação escolar de nível fundamental e médio. O Conselho também, reconhecendo que a EJA “representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas”, indica suas funções, a saber: reparadora, equalizadora, qualificadora. Competências, habilidades e atitudes, são ferramentas fundamentais para os docentes da educação de jovens e adultos, como visto na pesquisa o educador além de ensinar tem que possuir o saber de transmitir, interação, compreensão e receptividade às expectativas dos seus alunos.
Os educadores lidam todo momento com situações desafiadoras, muitas vezes sob pressão, tanto pressão interna e externa, ser educador da educação de jovens e adultos é mais que ser educador e ser semeador de conhecimentos, é ser a semente que irá brotar dentro dos educandos. Pois não é uma tarefa fácil, por isso os educadores tem que ter equilíbrio e bom senso para resistir às pressões da atividade. A qualidade do educador e dos métodos utilizados na educação de jovens e adultos influência muito na permanência ou não do aluno em sala de aula. Abordar temas pertinentes à realidade do aluno, fazer conexões entre as disciplinas e suas relações culturais, econômicas e sociais, é primordial para prender a atenção do aluno, pois torna o aprendizado mais atraente, despertando o seu interesse, e fazendo com que descubra na educação um verdadeiro significado, um poder transformador da sociedade e de sua própria vida.
O papel fundamental do educador da EJA é mostrar aos educandos que não se deve ter vergonha, e sim, orgulho de voltar a estudar; ajudá-los a identificar o valor e a utilidade do estudo, através de atividades ligadas ao cotidiano; relacionar os conteúdos a atividades