Atps Educação para jovens e adultos
Etapa 3
Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para a EJA?
Como prática educativa e como teoria pedagógica, a educação popular, principalmente na América Latina, no calor das lutas populares, contribuiu que idéias e atividades essenciais na educação brasileira mudassem e inovassem. A educação popular, faz-se mais do que necessária, frente à concepção dominante de educação que reforça, na prática, a exclusão social e a insolidariedade humana.
A educação de adultos em nosso meio desenvolveu-se a partir das atividades de alfabetização, dentro da concepção de universalização do ensino e do conhecimento surgidos com a idéia de democratização que buscava a homogeneização cultural através da escola que fornecia certos códigos lingüísticos e alguns valores que permitiam uma certa participação social. São várias as campanhas de alfabetização dirigidas as camadas sem escolarização que se insere dentro da educação popular, como: a
Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (1947); a Campanha Nacional
Educacional Rural (1952); a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo, que teve seu auge em 1959 e 1960; a Mobilização Nacional contra o Analfabetismo (1962).
É nos anos 60 que aparecem Paulo Freira e sua equipe de trabalho, que ao propor que os processos metodológicos para a alfabetização de adultos transcendam as técnicas em elementos de conscientização.
O pensamento pedagógico de Paulo Freire inspiraram os principais programas de alfabetização e educação popular que se realizaram no país no início dos anos 60. Programas de Paulo Freire apontam muitos desafios a ser superados no enfrentamento de um problema histórico como o analfabetismo e afirmam que isso só será possível através de uma postura pedagógica, política e democrática que se disponha a aprender e a construir novos retratos sociais.
Freire sendo um dos percursores a favor da educação de Jovens e Adultos ficou sendo uma ameaça, e o
Mobral