ATPS economia etapa 1
A palavra economia veio do grego oikosnomos (oikos, de casa e nomos de administração).
Reforço que, em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos e as necessidades humanas ilimitadas. Economia trata de uma ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decide empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, com a função de distribuí-los entre pessoas e grupos da sociedade, satisfazendo assim, as necessidades humanas. O objetivo dessa ciência é estudar problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los.
As bases do estudo da Ciência Econômica são: Escolha Escassez Necessidades Recursos Produção Distribuição
Escolha: faz com que a sociedade escolha uma entre várias opções, levando-se em consideração os recursos limitados de tempo e dinheiro para satisfazer necessidades ilimitadas. Trata-se de um processo de convencer o consumidor de que o produto supre sua necessidade bem como preserva a sua escassez de recurso.
Escassez: é a limitação dos recursos (como dinheiro, por exemplo) diante das necessidades ilimitadas. A escassez pode ser conceituada também como uma grande quantidade de demanda diante da insuficiência de oferta de um produto ou serviço.
Necessidades: Caracteriza-se como prioridades do ser humano, fatores como morais, fisiológicos e sociológicos se enquadram nestas características. Nada mais é do que a vontade/desejo de acabar com uma insatisfação ou aumentar a satisfação com um serviço ou bem, seja ele econômico (comprados ou vendidos) ou livre (como a água do mar ou o sol).
Recursos: Não se refere apenas há dinheiro, mas também de mão de obra, matérias-primas, terra, ferramentas, máquinas, mão de obra humana – direta ou indiretamente (apoio administrativo), etc.
Produção: é definido como criar, originar e fabricar. É o processo de transformação de uma matéria-prima em produtos para venda no mercado. Não só de