atps economia etapa 1
Uma realidade de nossos dias, é que os imóveis estão cada vez mais compactos, nos anos 70 um apartamento considerado pequeno tinha em média 100 m2, hoje em dia não passa de 60 m2. Pensando nisso a indústria de móveis teve que se adaptar, fortalecendo a tendência no uso de móveis planejados.
O ramo de móveis não só aquece a economia pela necessidade como também pela qualidade e estética, investindo em profissionais do ramos como arquitetos, designer de interiores. A principal matéria-prima utilizada nos móveis planejados, é o MDF (Médim Density Fiberbord) feito a partir de fibras homogêneas de madeiras reflorestadas. Algumas peças ainda são confeccionadas em aglomerado, material que evoluiu muito e apresenta hoje excelentes vantagens. Também se faz uso do vidro e do acrílico.
Indústrias Moveleiras A indústria de móveis do Brasil é um dos setores mais importantes da Indústria de Transformação no País, não apenas pelos bons resultados financeiros em sua produção, como também na geração de empregos. Os processos de fabricação artesanais começaram a ser substituídos pela mecanização no final do século XIX, a fim de facilitar a produção. Foi durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que o Brasil teve a sua primeira experiência em termos de produção seria da com a linha de móveis em madeira vergada desenhada pelo marceneiro espanhol Celso Martinez Carrera (1883-1955), em 1915. Carrera se inspira nos móveis Thonet para projetar a linha de móveis Patente, (figura 5), a qual se tornaria um marco no design brasileiro pelas