Psicologia aplicada a Adm.
O conceito é importante por ressaltar aspectos particulares dos sujeitos, que lhe são únicos e formam sua forma de se comportar e ver o mundo. O gestor que leva este ponto em consideração promove um diferencial na medida em que passa a considerar o fator humano dentro da organização, e não uma massa indiferenciada de funcionários. Este tipo de ação faz com que o colaborador se sinta mais valorizado, trabalhe mais satisfeito e, com isso, produza mais e falte menos, por exemplo. O olhar sobre a subjetividade do sujeito promove também uma maior adequação deste a cargos que se aliem mais ao seu perfil profissional, o que é bom para o sujeito e para a organização.
2.Porque o advento da Ciência Moderna e do Capitalismo e seus ideais liberais contribuíram para o surgimento da Psicologia enquanto ciência?
A ciência moderna vem alterar o critério de cientificidade adotado até então, considerando como verdade apenas aquilo que pudesse ser mensurado por outros cientistas. Esta “nova era” do mundo da ciência tem como um de seus principais precursores Auguste Comte e a linha de pensamento do Positivismo. Para pertencer à comunidade científica da época, a Psicologia tem que romper com a filosofia e os métodos introspectivos e subjetivos de investigação, adotando os critérios colocados pela ciência moderna, como objetividade. Somado a isso, o capitalismo e as ideias liberais fermentaram o surgimento da Psicologia enquanto ciência por colocarem em pauta a importância do indivíduo, que agora é livre para fazer suas escolhas e igual a todos perante o Estado. Este sujeito, que agora tem vez, necessita de uma ciência que o abarque enquanto objeto de estudo e essa ciência é a Psicologia.
3. Quais as principais descobertas dos estudos de Hawthorne e a importância destas para as organizações na atualidade?
As principais descobertas foram relacionadas à importância do fator