Apostila 04 Psicologia Aplicada A Adm
Todo comportamento complexo é aprendido.
Definição de aprendizagem - Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento que ocorre como resultado de uma experiência.
Deduzimos que houve aprendizado quando o comportamento, a reação ou a resposta de um indivíduo, em consequência de uma experiência, é diferente do que era antes.
A aprendizagem envolve mudança. 1. A mudança pode ser boa ou má do ponto de vista organizacional. As pessoas podem aprender comportamentos desfavoráveis, bem como comportamentos favoráveis. 2. A mudança precisa ser relativamente permanente. Mudanças temporárias podem ser apenas reflexivas e não representar qualquer aprendizado. 3. Comportamento: o aprendizado acontece quando há mudança nas ações, nos processos mentais ou nas atitudes; quando não se reflete em seu comportamento, não é aprendizado. 4. Há necessidade de alguma forma de experiência para a aprendizagem. A experiência pode ser adquirida diretamente, através da observação ou da prática, ou indiretamente (como pela leitura).
No campo do comportamento organizacional, aprendizado refere-se a mudanças relativamente permanentes nas habilidades humanas que ocorrem como resultado de experiências, e não de um processo natural de crescimento. Essas habilidades estão relacionadas a resultados específicos do aprendizado, como é o caso de novos comportamentos, informações verbais, capacidades intelectuais, capacidades motoras, atitudes e estratégias cognitivas.
Teoria da aprendizagem
Três teorias: condicionamento clássico, condicionamento operante e aprendizagem social.
Condicionamento Clássico
Esta teoria surgiu em 1910, com o fisiologista russo Ivan Pavlov com experimentos para ensinar cães a salivar em resposta ao ruído de uma sineta. Um procedimento cirúrgico simples permitiu que Pavlov medisse com precisão e quantidade de saliva produzida por um cão. Quando Pavlov apresentava ao animal um pedaço de carne, a produção de