Atps direito
Seis sigmas é um método desenvolvido na década de 80 por Joseph Juran, usado estrategicamente para o aumento de lucro e produtividade industrial. Composto por algumas ferramentas de estatísticas e processos de Gestão indústria, os Seis Sigma é um processo que vem crescendo e sendo aplicado até hoje pelas empresas. Motorola aplicou este método nos anos 80 com o objetivo de redução de falhas, aumento na lucratividade e principalmente por questão de sobrevivência, quando a Motorola aplicou este método gerou resultados positivos para a empresa. Esse período de adaptação de processos gerenciais e de melhoria nas empresas ocorre já uns 20 anos no mercado, conhecido como “Revolução da Qualidade“, e as empresas aprenderam a conviver com esses termos como: Total Quality Management ( TQM ), Melhoria Contínua, Just In Time ( JIT ), Kaizen, 5 s entre outros processos.
1-FERRAMENTAS UTILIZADAS NOS SEIS SIGMAS
Quality Function Deployment (QFD)- é utilizado para entender os pedidos dos consumidores. Basicamente, o QFD identifica os pedidos do consumidor e os avalia em uma escala numérica, com números mais altos correspondendo aos pedidos essenciais e números mais baixos correspondendo aos bons de ter na empresa. Cada opção de design vale um ponto e aquelas com altas pontuações se tornam soluções preferenciais.
QFD é uma técnica que pode ser empregada durante todo o processo de desenvolvimento de produto e que tem por objetivo auxiliar o setor de desenvolvimento a acrescentar no projeto as reais necessidades do cliente. Utiliza-se um conjunto de matrizes e realiza clientes e realiza-se um processo de “desdobramento” transformando-os em especificações técnicas do produto. A extração é o processo de criar uma tabela a partir de outra, ou seja, de utilizar os elementos de uma tabela como referência para se obter os elementos de outra tabela.
A relação é o processo de identificar a intensidade do relacionamento entre os dados das duas tabelas que compõem a matriz.