Crianças em alfabetização
Alfabetização a princípio significa o domínio da leitura e da escrita. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a sua aquisição. O período propício para a alfabetização é entre os 6 e 7 anos. Segundo Freud, é a chamada "fase latente", quando a criança pode ter toda a sua atenção voltada para a aprendizagem.
O processo de alfabetização pode chegar a dois anos dependendo da maturidade, do preparo, do ritmo da criança e do quanto foi estimulada. Este é o período adequado para que a criança tenha completo domínio da leitura e da escrita, havendo a necessidade daí por diante do aperfeiçoamento da ortografia, da gramática e a estimulação constante da compreensão, interpretação e produção de textos. Além de tudo isso, uma boa alimentação, boa saúde, tempo de sono respeitado com horários regulares e um ambiente de tranquilidade, segurança e amor entre a família, interação entre a família e a escola, facilitam muito a superação do período de alfabetização com bastante êxito.
Precisamos levar em consideração que para ser alfabetizada, uma criança precisa antes de tudo ter uma autoestima elevada, precisa estar bem emocionalmente, ter segurança e autoconfiança, para poder enfrentar as dificuldades que o processo de alfabetização irão lhe impor. Além disso, a criança precisa apresentar características de socialização. Seja qual for o seu temperamento, ela deve saber se portar em grupo, respeitar as pessoas, seus limites, ter disciplina, estabelecer boa comunicação, ir aos poucos adquirindo independência e responsabilidade, saber ganhar e saber perder e ter boas maneiras.
Depois disso, a criança deve apresentar um bom desenvolvimento motor. Isso significa que ela deve brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as percepções sensoriais. Deve dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, deve