Atps direito empresarial
Nas ultimas décadas a carga tributaria no Brasil, apresentou um excessivo crescimento. A tributação brasileira é igual à de países desenvolvidos, mas não podemos deixar de lado mau uso e a má distribuição dos recursos arrecadados.
A carga tributária no Brasil é alta, além de estar mal distribuída entra os setores, isso prejudica a competitividade e estimula a sonegação, em especial dos setores produtivos mais complexos.
Através da crescente complexidade da economia brasileira e a modernização do mercado global, as empresas enfrentam cenários cada vez mais exigentes e com méis escassos de estabilidade.
O aumento de tributos promove uma redução Ana atividade econômica, acarretando diretamente no preço dos serviços e desaceleração das atividades econômicas.
Como reflexo da alta carga tributária, muitas empresas com faturamento acima de R$ 100 milhões, funcionam com irregularidades tributárias (Pendência com a Receita Federal, Secretaria da Fazenda ou INSS).
O Brasil é 6° pais, com a maior carga tributária, além de estar em ultimo luar no “ranking” do tempo gasto para a regularização das obrigações tributárias, de acordo com o relatório elaborado pelo Banco Mundial. No entanto as empresas gastam 2600 horas por ano para manter em dia todas as suas obrigações tributarias.
Portanto para o melhor desenvolvimento empresarial é necessária a reforma tributaria, revendo a quantidade de taxas e impostos cobrados.
• Qual a importância do planejamento tributário dentro de uma empresa?
O planejamento tributário é necessário, porque devem ser considerados as diferentes taxas, contribuições e impostos, pois a alta carga tributaria representa um grande montante financeiro, que interfere diretamente no resultado econômico da empresa.
O planejamento tributário é importante, pois procura a diminuição da quantidade de recursos passados ao governo, promovendo a revitalização dos recursos da empresa, gerando novos meios de investimento
• De que maneira os altos