Atps Didática
Em muitas situações há uma defasagem entre a faixa etária do aluno e o ano em que ele se encontra, sendo assim necessário aulas de reforço.
Trabalhamos com diversos níveis de aprendizagem numa mesma sala, dificultando o trabalho do professor.
Existem também vários comprometimentos, muitas vezes não diagnosticados devidamente por profissionais da área (psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogo), uma vez que as famílias não são atendidas adequadamente no Posto de Saúde do seu bairro.
A estrutura física da escola muitas vezes é depredada pelos alunos, o que acaba tendo um custo relativamente alto para repor o que foi destruído. A indisciplina é outro fator extremamente preocupante.
Há muitos casos de desrespeito à professores, equipe gestora e funcionários da escola, os responsáveis quando chamados, muitas vezes não comparecem e quando o fazem alegam não ter o que fazer para mudar o comportamento do aluno.
As famílias são desestruturadas e muitos pais apresentam baixo nível de escolaridade, o que dificulta a compreensão e o dialogo com os mesmos.
Atendemos também inúmeros casos de menores infratores, que voltam para a escola por imposição do Juizado de Menores e não por vontade do próprio aluno, o que acaba ocasionando a evasão, e posteriormente a nova procura por vaga, formando assim um ciclo vicioso.
As classes são numerosas e há todo momento novas matrículas são feitas, o que dificulta a continuidade do trabalho do professor, levando-se em conta tudo que já foi trabalhado.
Os profissionais envolvidos neste caso, são qualificados, comprometidos mas juntamente com a equipe gestora encontram inúmeras dificuldades para desenvolver seu trabalho diante dos fatos relacionados à cima.
Mas também existem em proporção menor,