ATPS DID TICA N2
Cada escola tem o seu projeto político pedagógico. É um documento que contem as leis da escola. É montado pela direção, professores, funcionários, alunos e suas famílias. Nele constam os objetivos, metas, regras e outros planos que a escola pretende realizar. É modificado anualmente, mas algumas escolas mantem seu projeto por mais de um ano. Se as regras e objetivos não mudarem, não precisa fazer outro.
Este projeto procura fazer a integração, o diálogo entre as pessoas. Coletar suas experiências, suas práticas, atualizar valores, demonstrar seus saberes, suas visões de mundo, de educação e conhecimento que dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos. Indicam novos caminhos, possibilidades e propostas de ações para melhorias da escola e desenvolvimento dos alunos. É ele que indicará os rumos da escola, de como a escola deverá se organizar.
PCN’s
É um documento que foi elaborado para auxiliar na produção de planos de aula. Os PCN’s expressam o empenho em criar novos laços entre ensino e sociedade e apresentar idéias do "que se quer ensinar", "como se quer ensinar" e "para que se quer ensinar". Não são uma coleção de regras e sim, uma base para a transformação de objetivos, conteúdo e didática do ensino.
A Educação Física, historicamente passou por diversas transformações e entendimentos no âmbito escolar, conforme consta nos PCNs (Parâmentros Curriculares Nacionais). Passou por inúmeras fases como o higienismo, o militarismo, até sofrer forte influência dos pensamentos pedagógicos. A partir daí, apareceram algumas tendências pedagógicas no âmbito escolar através de abordagens, sendo elas a psicomotora, construtivista, desenvolvimentista e crítica.
Dessa forma, com novas pesquisas e estudos, a Educação Física Escolar vem inovando e proporcionando aos educandos novas formas de ensino/aprendizagem em busca de novos conhecimentos.
Em cada grau de escolaridade, a Educação Física Escolar tem sua atuação planejada conforme a idade