atps de quimica 2014
Alumínio
A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado nos principais grupos de climas: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical, e efetua-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.
O processo químico denominado Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Neste processo, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se filtrado para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água, sendo o pó branco de alumina pura enviado à redução para obtenção de alumínio, através de eletrólise, processo conhecido Hall-Héroult.
Podemos observar algumas das propriedades excepcionais do alumínio:
Leve e resistente;
Maleável;
Perfeito para embalagens;
Excelente refletor;
À prova de fogo;
Fácil de reciclar;
Vida longa e baixa manutenção;
Supercondutor de calor e eletricidade.
As aplicações do alumínio são muito amplas, como: na fuzilaria de barcos, aviões e metrôs; em embalagens ( revestimento interno de caixas de papel, papel de alumínio, latas ); construção civil ( esquadrias para portas, janelas, pontes ); ligas metálicas para absorção de grandes impactos; caldeiras industriais e recipientes criogênicos ( à temperatura de -200° C ).
As propriedades físicas da matéria podem associar-se segundo critérios diferentes, sendo um deles o que as classifica em:
Intensivas – São independentes da quantidade de substância que constitui o corpo.
Ex.: temperatura, densidade relativa,...
Extensivas – São dependentes da quantidade de substância que constitui o corpo.
Ex.: massa, volume,...
As propriedades extensivas são aditivas, enquanto que as intensivas não o são.