Atps de quimica 2014
AUTOR: Nailton Martins Rodrigues (Aluno de Graduação em Química Licenciatura da Universidade federal de Sergipe)
Você usa pilhas elétricas em sua lanterna, em seu radio portátil, em sua calculadora etc.; um automóvel usa a bateria para o motor de arranque, os faróis, os limpadores de pára-brisas. Em todos esses casos existem reações químicas que estão produzindo corrente elétrica. Mas se desejamos purificar o cobre ou fazer a cromação de um objeto, devemos utilizar corrente elétrica para que a reação aconteça, esse processo é chamado de eletrolise.
Todos esses fenômenos são objeto de estudo da Eletroquímica. Portanto:
Eletroquímica: é a parte da química que estuda a relação entre a corrente elétrica e as reações químicas. Os principais fenômenos estudados são a produção de corrente elétrica através de uma reação química (pilha) e a ocorrência de uma reação química pela passagem da corrente elétrica (eletrólise).
CORRENTE ALTERNADA X CORRENTE CONTINUA Para iniciar nosso estudo, devemos entender o conceito de corrente continua e alternada.
Em nossa casa geralmente encontramos tomadas com a descrição 110V ou pilhas com 1,5V. É claro para nós que eles possuem diferentes valores de tensão, mas também a outras diferenças essenciais para nosso estudo.
Tensão: Força com que os elétrons são atraídos. A energia que chega em nossas casas são originadas em hidroelétricas, tais que usam a força da água em movimento para mover as hélices das turbinas. Turbinas são imensos motores elétricos que convertem energia mecânica em energia elétrica. A energia produzida em hidroelétricas é conhecida como alternada ou senoidal. Corrente alternada é aquela na qual os elétrons seguem dois sentidos, meio ciclo dito positivo e o outro negativo.
O Brasil trabalha com freqüência de 60Hz ou seja são 60 ciclos por segundo, cada ciclo representa uma volta completa realizada pela turbina. As pilhas