Cuba
O clima em Cuba é predominantemente tropical, com duas estações: a temporada das chuvas, dos meses de maio a outubro e a temporada das secas, de novembro a abril. Cuba conta com sol todos os dias do ano e uma temperatura média anual de 25 graus centígrados. A temperatura média das águas é de 28 graus no verão e 25 graus centigrados no inverno. Em algumas zonas montanhosas, como Sierra Maestra, as temperaturas descem até os 20 graus centigrados.
RELIGIÃO
A maioria da população é católica. Existe também um bom número de crenças locais, de origem ioruba, misturadas com ritos cristãos.
HISTÓRIA
Antes da chegada dos primeiros espanhóis, em outubro de 1492, Cuba estava habitada por dois grupos indígenas: os tainos e os ciboneis. Os tainos pertenciam aos povos de língua arawak e habitavam a ilha A Espanhola, Porto Rico, parte de Jamaica e o leste de Cuba. Os ciboneis habitavam as Antilhas na pré-história, porém, devido às invasões, primeiro dos arawaks e depois dos caribes, foram afastados aos extremos ocidentais das ilhas de Cuba e Haiti. Estes grupos indígenas viviam principalmente da caça e a pesca; trabalhavam a cerâmica de forma rudimentar, a agricultura e o tecido e seus toscos instrumentos eram fabricados com ossos de animais e pedras. Alguns moravam em cavernas das zonas altas da ilha. Os índios tainos tinham submetidos aos ciboneis, considerando-lhes casta inferior.
IDIOMA
A língua oficial é o espanhol. Tem numerosas expressões locais e regionais conhecidas como cubanismos, originados no antigo castelhano da colônia, nas expressões indígenas e em anglicismos, enriquecendo a língua espanhola.
ECONOMIA
A economia cubana está bastante vinculada aos setores primários, por isso a economia é sustentada por produtos de origem agrícola, como cana-de-açúcar, tabaco, arroz, banana, laranja, e abacaxi. Incluindo ainda a pecuária, na qual se desenvolve a criação de bovinos, equinos, aves e suínos.
O país agora está lentamente se recuperando de uma