Atps de psicologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA 2. Serie
Psicologia da Educação
“Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Psicologia da Educação”, sob orientação da Prof.ª EAD DANIELA VILIEGAS BARRETO.
Ribeirão Preto
2012
Sigmund Freud, e suas contribuições para a Educação.
Sigmund Freud (1856-1939) estabelecia relações entre o que o paciente lhe mostrava e os dados do inconsciente para avaliar ou até mesmo diagnosticar distúrbios nervosos, psíquicos ou perturbações provenientes da psique. Dando um sentido geral nas entrelinhas do consciente e do inconsciente.
As maiores contribuições da Psicanálise com a educação em geral se dão através do estudo do funcionamento do aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem, do estudo dos vários tipos de pensamento, da aprendizagem através dos processos de identificação e dos processos de transferência que ocorrem na relação professor- aluno. Ao mostrar que os fenômenos da sala de aula são mais humanos do que técnicos, o paradigma psicanalítico abre um caminho diferente e frutífero para os professores, o caminho da vivência suavizada, da compreensão do outro, da busca de boas relações do indivíduo consigo mesmo e com os que o cercam.
De outro lado, considerando que o inconsciente é um território inatingível, desconhecido, impossível de ser visualizar objetivamente, a visão psicanalítica sugere que o professor baseie suas ações em algo que não conhece. Os críticos da transposição da Psicanálise para a educação escolar sugerem que adotar os ensinamentos de Freud na escola significa abrir caminho para a irracionalidade, as práticas não científicas. Segundo essa visão, os ensinamentos freudianos contribuiriam para relegar a plano secundário o papel político e social do educador.
A Psicanálise encaminha o educador na direção