Atps de Psicologia
Freud é conhecido como o “Pai” da psicanálise, nasceu na região da Morávia, que então fazia parte do Império Austro-Húngaro, hoje é a Republica Tcheca.
Desde 1873, era aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de Viena, onde gostava de pesquisar no laboratório de neurofisiologia. Em 1882 se formou e foi trabalhar por seis meses no Hospital Geral de Viena, juntamente com o neurologista francês Jean Martin Charcot com quem Freud conheceu a hipnose.
Freud juntamente com o médico Joseph Breuer publicou em 1895 o “Estudo sobre Histeria”, este livro conta a teoria de que as emoções reprimidas que tem como sintoma a histeria que podem desaparecer se o paciente expressar. Mas Freud não satisfeito com a hipnose criou a base técnica da psicanalítica: a livre associação. “Em 1899 “publicou “A interpretação dos sonhos” onde ele afirma que os sonhos são” estrada mestra para o inconsciente”.
O psicanalista encontrou dificuldade para ser reconhecido pelo acadêmico, então montou um grupo em 1908 e assim deu origem á “Sociedade Psicanalítica de Viena”, como seguidores ele tinha, Karl Abraham, Sandor Ferenczi e Enerst Jones.
Na Primeira Guerra Mundial e com a morte da filha Sofhie por gripe, sensibilizado teorizou a luta constante entre a força da vida e do amor contra a morte e a destruição. A teoria da mente foi publicado em 1923, de “ O Ego e o Id”. Ele considerou um avanço seus livros serem queimados pelos nazistas em 1936, pois no passado os autores que eram queimados. Freud em 1938 fugiu para Inglaterra, já velho e doente faleceu em 1939. Nos dias de hoje Freud é ainda muito comentado pois é idolatrado por seguidores ortoxos da teoria psicanalítica, em 1990 foram feitas descobertas na neurociência assim questionando princípios da psicanálise.
A psicanalise ajuda o pedagogo assimilara ética para direcionar a educação, e em cada pessoa, ele age de forma diferente, também com a psicanalise direciona e habilita o educador a ensinar seus conhecimentos