atps de lingua portuguesa
Este trabalho proporciona ao leitor uma melhor compreensão sobre as diferenças entre a língua falada e a escrita, transitando pelos motivos que nos fazem perceber as variações linguísticas, levando em consideração o grau de instrução do individuo, seu meio de convívio e também a diversidade cultural oriunda da região do país onde vive. É importante percebermos que a língua apresenta uma sistematização, ou seja, apresenta uma doutrina, uma ordem sequencial para que a mesma obtenha sentidos e significados relevantes tanto para o emissor quanto para o receptor estabelecendo assim um dialogo, dando a ela um caráter social, comunicativa e aproximando pessoas e criando grupos conhecidos como comunidades e sociedade, nas quais cada um de nós está inserido. Através desta apresentação podemos reconhecer gêneros textuais distintos e suas finalidades, entender que muitos deles são vivenciados em nosso cotidiano e nem nos damos conta, da real importância em nosso contexto diário. Etapa 1
Segundo Suassure a língua exerce um lado social, através dela o indivíduo interage com o outro, tornando-se parte de um grupo, e inserido na comunidade.
A fala é como a identidade,cada indivíduo tem a sua e apesar de vivermos em grupos chamados de família que fazem parte de uma sociedade. A fala sofre diversas influencias como, podendo ser construtivas ou depreciativas a respectiva sociedade.
Um dos fatores que mais apresentam
impactos nesse aspecto é a geografia de nosso país, cuja região interfere diretamente no sotaque, outro aspecto que deve ser observado com atenção é o nível de escolaridade do individuo, pois quanto menor for o vocabulário, menores serão as chances de o aluno ter uma fala mais articulada e com recursos linguísticos.
Mediante a tantos entraves sociais contidos em nossa linguagem , tornou-se necessário realizar um estudo aprofundado e minucioso sobre este tema , que recebeu a nomenclatura de sociolinguística, que é o estudo da relação entre a sociedade e a