atps de fun II
SERVIÇO SOCIAL
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Professora Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
ASSUNÇÃO NAYARA SILVA DE MELO 432788
NATIARA YULE ANGELO 415512
MARIA FABIANA DOS SANTOS 419263
MORGANNA MAYCA FREITAS MOURA 413198
THAINNÁ BRENDA MEDEIROS FREITAS 414490
ACARAÚ 28 DE ABRIL DE 2014
INTRODUÇÃO
O Serviço Social, como uma profissão que emergiu em um contexto sócio-histórico brasileiro definido, no período da passagem do capitalismo concorrencial para o monopolista, e possuiu ao longo de sua trajetória diferentes parâmetros no que diz respeito aos aspectos éticos, técnicos, políticos e metodológicos. Neste trabalho me proponho a apresentar brevemente as influências dos pressupostos filosóficos na História do Serviço Social, e reflete sobre a importância do Movimento de Reconceituação iniciado nos anos 1960.
Movimento de Reconceituação para o Serviço Social
O significado do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social representa uma grande mudança, dada sua busca de desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social Norte-Americano. O texto aborda a importância da reflexão sobre este Movimento que surge com a necessidade de adequar as práticas profissionais a realidade do País e a ruptura com o Conservadorismo (denominado Serviço Social “tradicional”), construindo novos métodos e técnicas a partir das necessidades populares, para um agir profissional com identidade própria, condizente com a realidade social.
O Serviço Social brasileiro teve suas origens vinculadas à doutrina da igreja católica e ligada às profundas transformações econômicas e sociais que a sociedade brasileira atravessou. Historicamente as primeiras escolas de Serviço Social foram fundadas por grupos cristãos. Nestas escolas predominavam alunos de classe média que buscavam o preparo para o exercício remunerado e também gratificação pessoal, portanto