atps de estruturas
O universo no qual os alunos estão inseridos e as instituições que produzem, reproduzem ou difundem, é um mundo social como outro, mas que obedece a leis sociais mais ou menos específicas”, voltado para o campo do ensino onde a todo o momento estão sendo avaliados tantos os alunos como os profissionais da educação que convivem nesse meio, a posição ocupada de cada agente é de suma importância, pois é a partir desse critério que define o grau de reprodução e legitimação das desigualdades sociais. Enfim, os alunos mais bem sucedidos em termos sociais são aqueles que dominam o hábitos, ou seja, são aqueles que possuem maior valor econômico e conhecimento cultural.
Os investimentos na educação escolar segundo Bourdieu provêm das classes sociais as quais os estudantes fazem parte, ou seja, o capital social que possuem irá definir as suas trajetórias escolares. Cada classe investe certo capital, as classes populares tendem a investir de maneira moderada no sistema de ensino, por inúmeras razões.
A visão do senso comum é que na escola se consegue a superação do atraso econômico. É o lugar onde todos os privilégios são desmontados, ou seja, é a partir da escola que se forma uma