ATPS de Engenharia da Qualidade e Normalização
As Ferramentas Básicas da Qualidade são recursos que auxiliam a administrar um Sistema de Gestão da Qualidade. Estas ferramentas foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. São muito úteis em atividades de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas ou oportunidades de melhoria que eventualmente são encontrados.
A busca pela correta solução dos problemas, no ambiente, empresarial é um grande desafio, pois este processo exige alocação de recursos com eficácia e eficiência, utilização de dados e fatos e possibilitar uma visão total do sistema, o que permite que outras áreas da organização contribuam com o processo.
Por isso, as organizações devem desenvolver uma sistemática para que os esforços em busca da melhoria e soluções de problemas sejam conduzidas, para a mesma direção e que o progresso destes esforços sejam acompanhado.
As ferramentas são simples para sua aplicação. Deve-se tomar cuidado para escolher a ferramenta mais apropriada para cada problema ou etapa da investigação. Estas ferramentas são conhecidas por: Brainstorming, Folha de Verificação, Histograma, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Gráfico de Controle, Diagrama de Dispersão.
Abaixo estão descritas cada uma delas e suas aplicações:
Broinstoming: Tempestade cerebral ou Tempestade de ideias. Consiste em estabelecer um método que permita a equipe gerar ideias, de forma criativa e rápida, buscando a solução de um problema ou a melhoria de processos.
Quando usar:
• quando queremos encorajar e fizer com a que a equipe de trabalho solte a criatividade no desenvolvimento de ideias, desprendendo-se dos padrões existentes;
• quando queremos estimular a participação de todos na geração de ideias e evitar situações de domínio ou omissão excessivas;
• quando queremos que toda equipe desenvolva a criatividade em conjunto durante a solução de um problema.