atps desenho
ENGENHARIA DE PRODUÇAO MECÂNICA
ATPS
DESENHO TECNICO
Taubaté-SP
2014
ATPS
DESENHO TECNICO
Atividade ATPS apresentada ao professor Marco Lucas
como parte da avaliação da disciplina Desenho Técnico da
turma 1ºA do Curso Engenharia de Produção Mecânica da Faculdade Anhanguera - Unidade Taubaté 2.
Taubaté-SP
2014
Etapa 1
Passo 2
a) O desenho técnico tem como ênfase explicitar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectos relevantes.
O desenho artístico tem como ênfase apenas transmitir uma imagem, sem se preocupar com as dimensões reais, e ela pode ter varias interpretações e significados aos olhos do individuo.
b) Perspectivas: usa-se esse modo de vista quando se quer ter uma visão espacial, de um determinado objeto ou peça a ser fabricada, podendo ser comparado a uma fotografia. Mas também tem sua importância, por exemplo, em esquemas de montagem, onde um simples olhar pode dar uma visão clara do objeto.
Vistas Múltiplas: é uma das vistas mais usadas na engenharia e concentra no conceito de projeção ortogonal. Esse modo de representação contém uma quantidade muito grande de informações, podendo ser desde o simples esquema até um desenho de produção completo, com notas de fabricação, anotações e notas de montagem, obedecendo assim normas e convenções de representação que permitem representar o objeto visualizado.
c) Euro-normas: utilizada no nível europeu, semelhantes em geral, as normas ISO (International Organization for Standardization).
ANSI (American National Standards Institute) : utilizada no Estados Unidos, são normas de aplicação quase exclusivas.
IPQ (Instituto Português da Qualidade): é o órgão responsável pela normalização, que produz normas com o prefixo NP, utilizado em Portugal.
BSI (British Standards Institute): usada na Inglaterra, produz normas com prefixo BS.
DIN: normas alemãs, muito