Malária
Introdução
Malária é uma doença infecciosa causada por um protozoário unicelular do gênero Plasmodium, que aniquila os glóbulos vermelhos do sangue, tornando as pessoas anêmicas. , um mosquito parecido com o pernilongo que pica as pessoas, principalmente ao entardecer e à noite.
Tipos de parasita
Existem mais de cem tipos de plasmódio, protozoário do gênero plasmodium, o parasita da malária.
Quatro são os mais importantes:Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae, Plasmodium ovale
Plasmodium vivax: É a espécie mais distribuída globalmente, existindo nas áreas tropicais e também em algumas temperadas. O P. vivax geralmente não causa doença mortal, já que ele só invade os eritrócitos jovens imaturos, tendo receptores específicos para eles. O seu período de incubação é de cerca de 15 dias, com sintomas parecidos com a gripe inicialmente. As crises, com febres altas e tremores - devido à lise dos eritrócitos - são de 48 horas (malária benigna terciária, porque ocorre novamente ao terceiro dia). Os doentes normalmente vivem muitos anos, com crises recorrentes. Não possui cura.
Plasmodium falciparum: Existe em todas as regiões tropicais. É a espécie que causa a malária mais grave. A incubação é curta, de seis a dez dias. Invade todos os eritrócitos, imaturos, envelhecidos ou de meia idade. O seu número é muito superior aos das outras espécies, infectando por vezes 20% dos eritrócitos totais a cada instante. Causa malária maligna (terciária com ciclos de 48h). No entanto, inicialmente as crises podem ser diárias. As características clínicas da sua infecção são muito mais graves, com vômitos, náuseas, diarréia, fortes dores de cabeça, convulsões, défices mentais, delírio e, consequentemente, coma e morte (se não tratada). É uma emergência médica.
Plasmodium Ovale: Existe na Africa, e raro na América do Sul e Ásia.
Semelhante ao P.vivax. O seu período de incubação é de cerca de 15 dias. Geralmente não causa doença mortal