ATPS DE EDUCA O E DIVERSIDADE 16 04 2012
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE BEATRIZ REGINA CORREIA DA SILVA – 353732 – beatriz.correia@aedu.com
EDLANE MARCELINO BENTO DA SILVA – 353729 – edlane.silva@aedu.com
LUCIANA DOS SANTOS ALMEIDA -369399 – lucianaalmeida1@aedu.com
LUCIELMA OLIVEIRA PEIXOTO ALVES – 352765 – lucielmapeixoto@aedu.com
LUZIARIA MARIA DA SIVA SANTOS – 363937 – luziaria.santos@aedu.com
ROSA MARIA DA SILVA – 363977 - rosa_silva1@eadu.com
DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
PROFESSORA: SAMIA KELLE C. MARINHO MACEIÓ
ABRIL 2012
DIREITOS HUMANOS
E
PLURALIDADE CULTURAL
DESIGUALDADE SOCIAL
A especialização do trabalho e as formas hierárquicas de viver a sociedade levaram à diferenciação e à desigualdade social. Ao falarmos sobre o assunto, devemos distinguir diversidade cultural de desigualdade social. O ser humano não nasce acabado e pronto para viver, pelo contrario tem que ter cuidado e orientações para poder se adaptar. A diversidade relata os diversos tipos de forma de pensar e viver em uma sociedade. O ser humano por sua vez tem a partilha da moralidade e na maneira como integram o meio ambiente, ele relata que é possível argumentar a conservação das espécies e do ecossistema para a vida em geral.
Vivemos num país em que a desigualdade social e os direitos humanos não são respeitados, entretanto, apesar da descriminação da injustiça e do preconceito que contra dizem os princípios das desigualdades. A posição social pode descrever os grupos sociais a que o indivíduo pertence, como também os níveis hierárquicos por eles ocupados, sob vários pontos de vista.
O grande desafio é fazer com que o individuo entende que viver em grupo, é viver bem, com todos sem descriminação social, sem preconceitos sem diferenças, o importante é que todas se respeitem.
A desigualdade social não é acidental, e sim produzida por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida na sociedade. Na