atps de comportamento organizacional
2.1 Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?
Dentro da empresa os funcionários se agrupam por setores, grupos formais formados pela própria organização, e por grupos informais gerados pela afinidade e pelo relacionamento entre eles.
2.2 Como são os agrupamentos formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aquele que se forma pela afinidade entre as pessoas)?
Os grupos formais são aqueles são estipulados pela própria empresa para melhor organização, são eles: Gerencia: Alba Lourenzão, José Maria Lourenzão, Rui Leme e Iara Santos; Equipe de vendas: Rui Leme, Elaine Verner e Leila Xavier; e Equipe de Banho e Tosa: Alba Lourenzão, Anita Túlio Jordão, Eder Seles e Léa Julio Jordão.
Já os grupos informais são os que se dão pelo convívio, relacionamento interpessoal e afinidades, são eles: Alba Lourenzão, Anita Túlio Jordão, Léa Julio Jordão outro grupo é formado por Elaine Verner e Leila Xavier, e Iara Santos e por fim o ultimo grupo informal que vimos é composto por Rui Leme e José Maria Lourenzão.
2.3 Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.
Os conflitos mais comuns são: na Gerencia: A dificuldade na comunicação, a falta de autoridade, a falha na administração das equipes, produtos, e finanças e o individualismo; na equipe de Venda é a desmotivação e a insatisfação; no setor de Tosa e banho é a desunião da equipe e a falta de disciplina ao usam produtos de forma desordenada.
Tabela de grupos formais
Grupo formal
Grupo informal
Gerencia:
Alba Lourenzão, José Maria Lourenzão, Rui Leme e Iara Santos
Alba Lourenzão, Anita Túlio Jordão, Léa Julio Jordão
Equipe de vendas:
Elaine Verner e Leila Xavier
Elaine Verner e Leila Xavier, e Iara Santos
Equipe de Banho e Tosa:
Anita Túlio Jordão, Eder Seles e Léa Julio Jordão
Rui Leme e José Maria Lourenzão
Tabela “EDE”
Resultado do “EDE”
Gerencia
Venda
Tosa e banho
Grau de confiança recíproca
1
Não há