Atps de co
Geralmente as pessoas se questionam a respeito da legitimidade ou da necessidade de se negociar, talvez não por terem a oportunidade de perceber seu permanente envolvimento em situações de negociação.
Embora quase sempre associem a negociação como se fosse um processo mais moderno e sofisticado para venda de alguma coisa.Esse trabalho trará um resumido estudo sobre conceito de negociação e onde encontramos situações que é necessário aplicara a negociação.
DESENVOLVIMENTO
Segundo JUNQUEIRA, (1986, p. 5),
“Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.”
Já segundo SEBENIUS E LAX, (1987) negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta.
Existem várias opiniões de conceito de negociação, acima podemos ver a conclusão de dois autores sobre conceito de negociação, e percebemos que todos os conceitos se resumem em uma coisa, “troca e busca de interesses”.
A negociação está presente em praticamente todos os momentos de nossa vida, desde o nascimento ao escolher o nome de nossos filhos, até aos processos mais complexos de nossa vida como um grande negócio de nossa empresa onde se envolve muito dinheiro e muitos interesses.
Ao estudarmos conceito de negociação percebemos que existem variáveis bastante importantes dentro de uma negociação, é necessário perceber parâmetros da sua parte na negociação e da outra parte também. Vários fatores como argumento, ambiente, clima na relação entre os negociadores representam o andamento da negociação, e determinam o possível