Resumo do livro tecnicas de comunicação escrita
O livro Técnicas de comunicações escritas, desenvolvidas por Izidoro Blikstein, discute bem o ponto de vista do que é preciso pra escrever bem.
A função do livro trata as áreas de interesse da comunicação e a administração lingüística e também mostra como a função de criar um efeito no receptor da mensagem.
O livro apresenta técnicas para escrever e redigir uma mensagem clara e objetiva.Discute os elementos que compõe o mecanismo da comunicação que aborda suas causas, seus elementos e seus conceitos e relata vários aspectos que são essências para o sucesso da comunicação, enfatizando a produção de textos, pois o livro é um guia prático e a partir daí o leitor pode elaborar vários textos podendo evitar os erros mais comuns.
Veremos a seguir os principais pontos do livro:
Três tropeços e três segredos.
Primeiro tropeço: bilhete errado => resposta errada
Para sabermos se a nossa mensagem escrita está correta, temos de verificar se a resposta a essa mensagem está igualmente correta ou, melhor dizendo, se corresponde à idéia que tínhamos na cabeça e queríamos transmitir ao leitor.
Primeiro segredo: mensagem correta => resposta correta
A análise do primeiro acidente permite-nos afirmar que:
a) escrever bem implica necessariamente a obtenção de uma resposta correta;
b) resposta correta é aquela que corresponde à idéia que temos em mente e desejamos passar ao leitor.
Este primeiro segredo já aponta para uma das funções essenciais da comunicação escrita, a saber: provocar uma reação ou resposta.
Em suma, para obtermos a colaboração ou a resposta necessária à nossa sobrevivência, devemos comunicar as nossas idéias, desejos ou necessidades aos nossos semelhantes, estimulando-os a produzir a resposta que satisfaça exatamente a essas idéias ou necessidades.
Escrever bem e uma questão de sobrevivência.
Resumindo, o primeiro segredo da comunicação escrita é constituído dos seguintes