ATPS Custos
Quanto mais intensa a concorrência a que estiver submetida uma empresa, mais importante ser· dispor de um sistema de custos que lhe permita conhecer seus custos e, a partir daí, encontrar uma posição vantajosa diante de seus concorrentes.
A introdução ou manutenção de uma gestão de custos eficaz exige, sem dúvida, cuidados que se estendem desde a compreensão de um sistema de custos até a interação e aceitação deste pelos membros da empresa.
Os métodos de custeio atualmente são apresentados e discutidos sob a luz de duas correntes. Uma delas È representada pelos chamados métodos de custeio tradicionais, que tiveram sua origem na necessidade de se avaliar os estoques na indústria nascente, após a Revolução Industrial (século XVIII), que era uma tarefa mais simples, até então, na empresa tipicamente mercantilista.
A segunda corrente dos métodos de custeio é a da gestão estratégica de custos. Esta abordagem tem suas bases nas exigências impostas as empresas pelo novo ambiente competitivo globalizado e paralelamente, pelo crescimento da participação dos custos indiretos de fabricação em relação ao total dos custos indiretos de fabricação em relação ao total dos custos nas ̇últimas décadas.
Palavras chave: Sistema de Custos, Métodos de Custeio, Custeio Tradicional, Gestão Estratégica, Custos Indiretos.
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO
Uma das mais importantes decisões da empresa é a formação do preço de venda de seus produtos e/ou serviços. Devido à recessão econômica, o consumidor tornou-se mais sensível ao valor atribuído ao preço pago e pela acirrada concorrência de preços.
Principalmente no Brasil, nas últimas décadas as decisões de preço sofreram impactos ambientais, destacam-se a inflação acelerada, o processo de abertura da economia nacional, os planos governamentais e a política cambial; sendo que “na década de 90, a tendência no Brasil tem sido de redução progressiva da interferência governamental do apreçamento” (Rocha &