atps contabilidade passo 2
Passo 1 e 2
Regime de Caixa e Regime de Competência
A contabilidade tem como base o patrimônio da entidade relacionada, toda alteração mencionada a ela deverá ser registrada em varias demonstrações e ferramentas utilizadas pela contabilidade pata controle da mesma.
O regime de competência é a forma na qual se registra os eventos considerando os seus fatos geradores independentes de terem sidos efetivados naquele momento ou não o que se leva em conta é o compromisso assumido naquele instante em que foi negociado. É o regime aceito por lei e tem como base o principio da competência que determina que o efeito das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem. A receita deve ser contabilizada no período em que foi gerada, independente do seu efetivo recebimento, será considerada ganha no momento em que ocorre a transferência da propriedade da mercadoria ou serviço prestado, ou seja, no momento da emissão da nota fiscal. Da mesma forma é a despesa que deve ser contabilizada no momento em que foi ocorrida independente do pagamento ou não.
O regime de caixa é uma ferramenta simples que tem como base apenas o controle de entrada e saída de caixa. Sua receita será considerada ganha no momento em que for efetivado o pagamento, ou seja, no momento em que houver a entrada do dinheiro em caixa. Sua despesa será incorrida no momento em que se fizer o pagamento, ou seja, no momento em que se retirar o dinheiro do caixa. É de grande utilização no fluxo de caixa que serve de base para a empresa, o que entra, o que sai, em qual momento, de que forma. Assim o lucro será apurado subtraindo todas as despesas das receitas, ou seja, subtrai-se o que saiu (dinheiro que saio do caixa) do que entrou (dinheiro que entrou no caixa).
Porem em algumas ocasiões este regime nos dá uma falsa sensação de lucro:
Ex.1 – A Companhia Beta obteve um resultado de R$ 2.000,00 em seu fluxo de caixa no mês, porém sua despesa com funcionários no mesmo período