ATPS-Contabilidade Etapa 2 passo 2
O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras dentro da contabilidade.
O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos é permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período, no qual os bens ou serviços foram entregues ou executados ou recebidos.
As demonstrações financeiras preparadas sob o método de competência informam aos usuários, não somente a respeito das transações passadas, que envolvem pagamentos e recebimentos de dinheiro, mas também das obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser recebido no futuro escritos no :
Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
O reconhecimento dos Gastos quando deixa de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro; É pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo e o surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.
Sob o regime de caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente é frequentemente usado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades públicas é devido ao fato de que o objetivo principal da contabilidade governamental é identificar os propósitos e fins para os quais se tenham recebido e utilizados os recursos, e para manter o controle orçamentário da citada atividade.
Eventos os quais