Atps comportamento organizacional
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Comportamento Organizacional
Prof.ª MSc. Yaeko Osaki
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Participantes:
São Paulo, abril de 2013.
Introdução
Uma empresa não se resume a planilhas, números, produção, vendas, balanços enfim, situações concretas. Hoje em dia o conceito de empresa transcende esse conceito e considera seus líderes, colaboradores, comportamentos explícitos ou velados, regras, missão, visão, valores, objetivos, princípios.
E para que todos esses elementos constituintes da empresa sejam compreendidos, além dos conhecimentos técnicos de seus colaboradores nas diferentes áreas de negócios, é necessária uma percepção apurada por parte da sua liderança para mapear as competências, atitudes e comportamentos de seus Recursos Humanos e aplicá-los na organização e na comunidade de forma a obter o melhor produto e/ou serviço final, tornando-a assim uma empresa diferenciada e com vantagem competitiva, explorando ao máximo os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade.
Capítulo 1
O comportamento organizacional trata-se de ciência interdisciplinar que estuda o individuo enquanto elemento inserido / constituinte de uma organização, avaliando suas atitudes, reações, expectativas, motivações entre outros.
O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos , grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
Está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatizando-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Ele inclui elementos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e