ATPS Competencias Profissionais
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO NOVO HAMBURGO/RS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: COMPETENCIAS PROFISSIONAIS
Marta Aline Amaral da Silva – 387856
Albernas Fernandes da Silva – RA 386056
Carmem Lucia Oliveira de Souza – RA 386716
Jéssica Brazeiro de Matos – RA 392594
Luciane Weber – RA 387141
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS:
TUTORA PRESENCIAL: Karen Ligia Leão
Novo Hamburgo, 28 de Março de 2015.
INTRODUÇÃO:
Através do tema proposto buscamos subsídios com o intuito de contribuir para nossa formação acadêmica, a fim de compreendermos as atribuições contidas na Lei 8.662 de 07 de junho de 1993.
E a sua importância na consolidação da regulamentação da profissão do Serviço Social, bem como todo o contexto histórico e suas alterações que se fizeram necessárias para a construção da aplicação pratica no exercício do Serviço Social. Trata-se de um estudo sobre o contexto histórico do Serviço Social, que ao longo dos anos foi se adaptando para oferecer resposta ás novas demandas, requerendo dos Assistentes Sociais novas postura frente à realidade vivenciada.
DESENVOLVIMENTO: O processo de organização política da categoria profissional no Brasil teve inicio na era Vargas junto ao bloco católico, sofrendo influencia européia através da igreja e do tecnicismo norte americano. Através de da Lei 3252 de 27 de agosto de 1957, o Serviço Social aprova a regulamentação da profissão que foi norteada pelo Decreto 994 de Maio de 1962, sendo umas as pioneiras nas áreas sociais a ter regulamentação profissional própria. Não podemos deixar de mencionar que através deste Decreto fica estabelecido em seu artigo 6º que caberia ao Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e aos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS), a disciplina e fiscalização profissional. A visão conservadora da profissão também aparece nos