ATPS Competências Profissionais
Unidade III
ATPS – Competências Profissionais
Campinas – SP
2015
Faculdade Anhanguera de Campinas
Unidade III
ATPS – Competências Profissionais
Etapas 01 e 02 – 1º Bimestre
Alan Souza - 4200074641
Rafael Souza - 3216525803
Lucas Ferreira - 3226039412
Rodolfo Martins - 4486821241
Roberto Bertoni - 4211794273
Campinas – SP
2015
Etapa 01 - Ética Geral. Distinção entre Ética e Lei. Valores coletivos e individuais. A computação como profissão. Conhecimento especializado, autonomia, controle interno, serviços à sociedade.
1 - O que é Ética?
R: Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
2 – Qual é o significado da ética dento do contexto da aplicação da lei?
R: A função da aplicação da lei é um serviço público previsto por lei, com responsabilidade pela manutenção e aplicação da lei, manutenção da ordem pública e prestação de auxílio e assistência em emergência
3 – Existe um código de ética profissional na aplicação da lei?
R: Os poderes e autoridades que são necessários ao eficaz desempenho dos deveres da aplicação da lei também são estabelecidos pela legislação nacional. No entanto, estas bases legais não são suficientes por si só para garantir práticas da aplicação da lei que estejam dentro da lei e que não sejam arbitrárias: elas simplesmente apresentam um arcabouço e geram um potencial.
4 - Quais são as questões éticas associadas à prática da aplicação da lei?
R: A Declaração sobre a Polícia, do Conselho da Europa, fornece maiores detalhes e em maior profundidade, sobre as questões relacionadas à ética na aplicação da lei do que o CCEAL. Também introduz várias disposições que não estão incluídas no CCEAL.
CCEAL: Código de Conduta para os Encarregados da Aplicação da Lei
5 - Quando é que o encarregado da aplicação da lei é obrigado