Atps calculo limites
CÁLCULO: LIMITE TRIGONOMÉTRICO FUNDAMENTAL e LIMITE EXPONENCIAL FUNDAMENTAL.
SANTO ANDRÉ
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
CÁLCULO: LIMITE TRIGONOMÉTRICO FUNDAMENTAL e LIMITE EXPONENCIAL FUNDAMENTAL.
Atividades Práticas Supervisionadas, apresentado à banca examinadora da Faculdade de Tecnologia em Fabricação Mecânica da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção de graduação Tecnólogo em Fabricação Mecânica sob a orientação do professor Mestre
SANTO ANDRÉ
2012
INDICE
Introdução Limites____________________________________________________ pg. 03
Gráfico e Questões da Função f(x)_______________________________________ pg. 04
Gráfico e Questões da Função g(x)______________________________________ pg. 05
Conclusão___________________________________________________________ pg. 07
Referências__________________________________________________________ pg. 08
INTRODUÇÃO:
LIMITES
Foi enquanto se dedicava ao estudo de algumas destas funções que Fermat deu conta das limitações do conceito clássico de reta tangente a uma curva como sendo aquela que encontrava a curva num único ponto. Tornou-se assim importante reformular tal conceito e encontrar um processo de traçar uma tangente a um gráfico num dado ponto - esta dificuldade ficou conhecida na História da Matemática como o “Problema da Tangente”.
Estas ideias constituíram o embrião do conceito de derivada e levou Laplace a considerar Fermat “o verdadeiro inventor do Cálculo Diferencial”.
Contudo, Fermat não dispunha de notação apropriada e o conceito de limite não estava ainda claramente definido. No séc. XVII Leibniz algebriza o Cálculo Infinitesimal, introduzindo os conceitos de variável, constante e parâmetro, bem como a notação dx e dy para designar a menor possível das diferenças em x e em y. Desta notação surge o nome do ramo da Matemática conhecido hoje como “Cálculo Diferencial”.
Matemático francês