ATPS banco de dados
CURSO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ATPS PROGRAMAÇÃO EM BANCO DE DADOS
ETAPA 1
Passo 1:
Fazer uma pesquisa no livro texto ou nos livros complementares da disciplina sobre os fundamentos de Consultas SQL e comandos DML (Data Manipulation Languagem). Em seguida, elaborar um resumo de pelo menos três páginas sobre o resultado da pesquisa.
Fundamentos de consultas SQL
Segundo Date, C.J, um sistema de Banco de Dados é basicamente um sistema computadorizado de manutenção de registros.
A linguagem estruturada de consultas (Structured Query Language), é uma linguagem de alto nível para manipulação de dados dentro do modelo relacional. É de tal ordem sua importância para a indústria dos bancos de dados relacionais que ela acabou por se tornar o mecanismo mais popular de acesso aos grandes bancos de dados cliente/servidor .
Um sistema de dados, por si só, pode ser considerado como um armário de arquivamento, ou seja ele é um repositório ou um recipiente.
Os usuários de um sistema podem solicitar que o sistema realize diversas operações envolvendo arquivos como por exemplo: acrescentar novos arquivos ao banco de dados; inserir dados em arquivos existentes; buscar dados de arquivos existentes; excluir dados de arquivos existentes; alterar dados em arquivos existentes; remover arquivos existentes do banco de dados.
È costume tratar a SQL como proposta de subconjuntos de comandos, linguagens para a execução de diferentes tarefas, tal como a DAO a SQL suporta tanto uma linguagem de definição de dados (DDL) para a criação e alteração de tabelas e índices quanto uma linguagem de manipulação de dado (DML) para a seleção e atualização dos dados armazenados nas tabelas.
DML - Linguagem de Manipulação de Dados
O primeiro grupo é a DML (Data Manipulation Language - Linguagem de manipulação de dados). DML é um